março 21 2016 0comment
telhas

Telhas ecológicas são tendências na construção civil

Os produtos sustentáveis tem ganhado cada vez mais espaço no nosso dia a dia, graças a consciência ecológica que nos alerta para as devastações que o meio ambiente vem sofrendo nas últimas décadas. Atualmente, conseguimos encontrar produtos ecologicamente corretos em diversas formas, inclusive nos materiais de construção. No post de hoje, vamos conhecer alguns desses produtos, bem como os benefícios da sua utilização nas reformas!

Um exemplo são as telhas ecológicas. Essas telhas são fabricadas a partir de fibras naturais ou materiais já reciclados, trazendo uma série de vantagens para o meio ambiente. As que são feitas a partir das fibras naturais são mais flexíveis e um pouco mais pesadas que as tradicionais, necessitando de uma boa base de sustentação para serem instaladas. A matéria prima são as fibras do pinho, do eucalipto, da bananeira e até do coco. Já as que são feitas a partir de material reciclado tem com matéria prima papel reciclado, asfalto e resina. Um material curioso utilizado na fabricação desse tipo de telha é o tubo de pasta de dente!

As telhas ecológicas são completamente impermeáveis, difíceis de quebrar, resistentes a ventos fortes e ainda deixam o interior do ambiente cerca de 20% mais fresco. Outra vantagem desse material é que a instalação é super fácil e rápida!

Os materiais que são usados nas telhas ecológicas fazem com que elas possuam um baixo custo de fabricação, o que acaba sendo repassado ao consumidor final. Isso não é legal?
Os materiais usados podem ser de origem vegetal e também de reciclados. Ou seja, esse tipo inovador de telha contribui extensamente para a preservação do meio ambiente, uma vez que ela pode conter materiais que seriam descartados em lixões e ou aterros.

Vantagens

– Leveza: essas telhas pesam, em média, três vezes menos que as telhas convencionais de argila. Tal leveza faz com que se possa utilizar menos madeiramento no telhado. Outra forma de economizar.

– Sem ruído: se qualquer objeto, como uma bola de futebol, por exemplo, cair em cima do seu telhado feito com telha ecológica você quase não ouvirá nada. As fibras vegetais dessas telhas proporcionam com que elas produzam menos ruídos, o que é um grande alento para nossos ouvidos, principalmente em dias de chuvas torrenciais.
– Isolante térmico: outra importante vantagem das telhas ecológicas são as baixas transmissões de calor. Se as telhas de barro esquentam muito com o calor e as de amianto são capazes de transformar qualquer residência em um verdadeiro forno, as ecológicas proporcionam um bom isolamento térmico, capaz de acalmar qualquer alma sobre sua sombra no verão.
– Mais uma vantagem é que as telhas ecológicas, devido a sua vedação, impedem que fungos e limos se instalem nas mesmas.

telhas

Desvantagens

As desvantagens, na verdade, não passam de alguns cuidados que se devem ter, principalmente, na instalação das telhas. É preciso contar com mão de obra qualificada, já que essas telhas, até por suas características físicas, demandam alguns cuidados. Vejamos alguns cuidados necessários:
– Fixar muito bem as telhas: por serem mais leves que as normais, e geralmente maiores, é preciso colocar a quantidade correta de parafusos nas telhas. De modo contrário ela pode sair voando e deixar a sua casa descoberta. Você não quer um teto solar deste tipo, certo?
– O espaçamento precisa ser feito adequadamente: por serem maiores que as telhas comuns, o espaçamento entre as telhas precisa ser rigorosamente perfeito. Se esta não for a regra, cuidado, as pontas e o meio da telha podem ceder ao longo do tempo. E isso pode ser um verdadeiro problema.

Tags: ,

alain